As aplicações do Facebook ficaram fora do ar no começo da tarde desta sexta-feira, 19, mas retornaram em menos de uma hora. Na apuração do Mobile Time, os três principais apps da companhia – Facebook, Instagram e WhatsApp – ficaram fora do ar por aproximadamente 45 minutos, o que impediu o acesso de seus usuários.
A queda foi percebida no Brasil e em outros países, como os Estados Unidos, como pôde ser observado em mensagens da empresa no Twitter.
Thanks for your patience, that was a long 45 minutes but we are back! #WhatsAppDown
— WhatsApp (@WhatsApp) March 19, 2021
Some people were having issues with their Instagram accounts earlier, but we’re back now. The issue’s been fixed and we’re sorry for the trouble. #instagramdown pic.twitter.com/dd9mJPiqDz
— Instagram (@instagram) March 19, 2021
A Plusoft, através do seu monitoramento de redes sociais, encontrou em sete minutos após a queda dos serviços 35 mil menções ao ocorrido no Twitter, de 26 mil usuários diferentes.
Para esta publicação, o Facebook informou por meio de seu porta-voz que: “Hoje, mais cedo, tivemos uma instabilidade técnica que fez com que as pessoas tivessem dificuldade para acessar alguns serviços do Facebook. Essa questão já está resolvida.”
Análise
45 minutos fora do ar parece pouco tempo, mas para empresas e serviços que dependem do WhatsApp pode significar prejuízo financeiro. Há muitas companhias no Brasil e no resto do mundo que construíram produtos que dependem desse mensageiro. São soluções de atendimento, de vendas, de suporte etc, muitas delas através de chatbots, para ganhar escala. Dependendo do nível de qualidade de serviço acertado em contrato (SLA, na sigla em inglês), 45 minutos pode gerar multa. Em uma solução de comércio eletrônico, são vendas que deixam de ser feitas. Em uma solução de atendimento, são consumidores sem respostas para seus problemas.
Segundo a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel o WhatsApp está instalado em 98% dos smartphones brasileiros. 86% dos seus usuários abrem o aplicativo todo dia e 9%, quase todo dia. E 76% se comunicam com marcas através do WhatsApp.