|Atualização em 20 de março, após Justiça revogar ordem de bloqueio| A TIM bloquearia o acesso ao aplicativo Telegram em sua rede a partir desta segunda-feira, 21. Os assinantes da operadora foram avisados via SMS neste sábado, 19. O texto da mensagem dizia o seguinte: “Por determinação judicial, o aplicativo Telegram será bloqueado a partir de 21/3 em todo o território nacional por tempo indeterminado”. O bloqueio, contudo, não será mais necessário porque a Justiça revogou a ordem neste domingo, 20.
A medida seria em cumprimento à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na última sexta-feira, 18, havia exigido o bloqueio do aplicativo dentro de cinco dias, ou seja, até a quarta-feira, 23.
Assim que a decisão judicial havia sido divulgada, técnicos da TIM passaram a discutir qual seria a maneira mais efetiva de realizar o bloqueio. Segundo um diretor da operadora com quem Mobile Time conversou, um dos caminhos seria bloquear os IPs do Telegram em várias camadas da rede, incluindo o core e a rede de transporte.
O Telegram está instalado em 60% dos smartphones brasileiros, tendo avançado 15 pontos percentuais em um ano, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.