Após atingir 500 sites desenvolvidos para que fazendas tenham conectividade 4G, a Sol tem avançado em um projeto para melhorar a eficiência e a produtividade dos produtores rurais por meio de Internet das Coisas. Batizado como Clube Sol, a iniciativa leva “pacote de soluções iniciais para que o produtor comece a jornada de adoção da tecnologia”, como explicou Rodrigo Oliveira, CEO da companhia.

Em fase de implementação com alguns clientes, o Clube Sol consiste do uso de inteligência artificial para analisar dados e passar conhecimento aos produtores, algo que foi feito por meio da nuvem AWS, explicou o executivo durante o Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta quarta-feira, 19, em São Paulo.

Oliveira detalhou que o Clube Sol atua de forma “simples” em três frentes com sensores voltados a:

  • Telemetria de veículos agrícolas;
  • Monitoramento do clima;
  • Gestão do solo.

“Se o produtor entende o solo e entende o clima, entende também como a operação está sendo feita. Ele consegue mapear a situação da fazenda. Isso com produtos que existem no mercado”, detalhou o CEO, ao explicar que 80% do custo operacional de uma fazenda está voltada à necessidade desse tripé.

“O grande diferencial é que colocamos tudo isso para funcionar junto. Para, no fim do dia, o produtor entender o que fazer com um mapa de chuva, em conexão com a telemetria e entendendo a fertilidade do solo. E com essas informações produzir mais e melhor”, completou, ao enfatizar que tudo isso é feito pela rede móvel 4G.

Perfil no IoT

Oliveira explicou ainda que o perfil do cliente varia desde pequenos produtores que estão começando a entrar em uma jornada de comunicação e não tem sequer um departamento de tecnologia até alguns grandes produtores do segmento de cana-de-açúcar e grão que estão na jornada de digitalização há dez anos.

“Nos grandes nós intermediamos a conversa com a operadora para a conectividade ter aderência nas aplicações que eles desejam. Nos pequenos, eu entro e habilito a necessidade do produtor de se comunicar. Por exemplo, nós colocamos o rádio [de comunicação por voz] rodando o 4G. Isso permite ao produtor comunicar o operador (de máquina agrícola) do jeito que eles conversam”, concluiu.

Imagem principal: Rodrigo Oliveira, CEO da Sol (foto: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)

 

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