Bots

O mercado brasileiro de plataformas para gerenciamento de comunicação em canais digitais está atraindo players do mundo inteiro. O mais novo entrante no País é a espanhola indigitall, cuja plataforma permite gerenciar diversos canais, como WhatsApp, Instagram, Telegram, Messenger, SMS, app push, web push, email e até carteiras digitais, como Google Pay, e carros conectados com Android Auto e Apple Car. Sua plataforma pode ser conectada via API a sistemas de CRM e contact center. A indigitall oferece o desenvolvimento customizado de bots, para os quais utiliza o Dialogflow, do Google, no processamento de linguagem natural em vários idiomas. Além disso, utiliza inteligência artificial e machine learning para indicar qual o melhor canal, dia e horário para contactar cada consumidor.

“Não tenho competidor no Brasil. Alguns oferecem push, mas não têm WhatsApp, ou têm bot, mas não oferecem push. Para quem quer um provedor único, somos a única plataforma em nível mundial. Conheço bem os meus competidores internacionais”, afirma Juan Carlos Benevides, cofundador e CEO da indigitall, em conversa com Mobile Time. 

A indigitall contratou as executivas Celise Moreira e Samar Ghattas para cuidarem da operação no Brasil. Pelo menos mais cinco pessoas devem ser contratadas até o fim do ano. A meta é ter no mínimo 50 grandes clientes no País até dezembro, diz Benevides.

Push criptografado

Além da variedade de canais, outro diferencial positivo da indigitall é a oferta de mensagens push criptografadas. Esse serviço está sendo utilizado por bancos na Europa em substituição ao SMS para o envio de mensagens com dados sensíveis, como senhas ou confirmações de compras. Esse canal depende de o usuário ter em seu smartphone o aplicativo da empresa que envia o push. Em vez de cobrar por mensagem, como acontece no SMS, no push a cobrança é por quantidade de usuários, independentemente do volume mensal de mensagens. 

“É uma redução de custo enorme. Tenho clientes que pagavam US$ 1 milhão por mês com SMS e agora comigo passaram a pagar US$ 10 mil por mês”, relata o executivo.

A indigitall registra diariamente um tráfego de 1 bilhão de mensagens push, sendo cerca de 200 milhões criptografadas.

Chama a atenção também a atuação da empresa em canais alternativos, como o envio de mensagens via Android Auto e Apple Car ou por carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay. No caso destas últimas, o usuário precisa antes escanear um QR code através do qual concede o opt-in para recebimento dessas comunicações.