O Grupo Telefónica comemorou 100 anos de existência com uma série de eventos na Espanha nesta sexta-feira, 19, como a abertura do pregão na Bolsa de Madri pela manhã com o seu CEO e chairman, José María Álvarez-Pallete, e terminou com um concerto de gala no Teatro Real da capital que contou com a presença do rei espanhol Felipe VI e convidados.
Mais cedo, a companhia divulgou um vídeo com o monarca e Álvarez-Pallete recriando a visita do rei Alfonso XIII à sede da empresa localizada na Gran Vía, em Madri, ao lado do então presidente da companhia, Estanislao de Urquijo.
O vídeo ainda aborda toda a história da companhia, desde sua fundação em 19 de abril de 1924 até hoje. Inclusive, recorda o começo da operadora, que ocorreu com a primeira ligação do rei Alfonso XIII para o presidente dos Estados Unidos na época, Calvin Coolidge.
Concerto
Por sua vez, o concerto teve 1,1 mil convidados que acompanharam apresentações da Orquestra do Escuela Superior de Música Reina Sofía que executou uma sinfonia de Lucas Vidal encomendada para o centenário da empresa, além de apresentações de uma série de artistas internacionais de peso da música erudita, como o pianista Lang Lang, a violinista María Dueñas, o tenor Juan Diego Flórez e a bailarina Sara Baras.
No concerto, que durou mais de duas horas, os espectadores ainda viram uma apresentação em formato de videomapping imersivo, contando os 100 da Telefónica, a partir de imagens e sons projetados em três das quatro paredes do Teatro Real de Madri.
O espetáculo terminou com a orquestra tocando o ‘O Voo de Besouro’ de Rimsky-Korsakov acompanhada de 40 drones sobrevoando o palco e os músicos tocando em um andaime vertical, seguido de uma execução do ‘Parabéns para Você’ com todos os artistas no palco.
Imagem principal: No Teatro Real de Madrid, Rei da Espanha Felipe VI (de barba branca); e o CEO e chairman da Telefónica, José María Álvarez-Pallete (divulgação: Telefónica)