O serviço de streaming de música Deezer anunciou a inclusão de podcasts em seu catálogo. Inicialmente a opção está disponível apenas nos mercados da França, Inglaterra e Suécia, mas será expandida para outros mercados, dentre os quais o Brasil, ao longo dos próximos meses. Foram adicionados mais de 20 mil podcasts de notícias e entretenimento, fornecidos por provedores como Financial Times, Slate, Radio Nova, Télérama, dentre outros. A novidade é oriunda da integração com o aplicatio Stitcher, adquirido pela Deezer em outubro de 2014.
Análise
O movimento do Deezer marca o início de uma nova fase entre os serviços de streaming de música, que passam a servir sob demanda conteúdo em áudio em geral, não apenas música. É provável que seus competidores sigam o mesmo caminho, mas o Deezer largou na frente com a aquisição do Stitcher. Alimentar o catálogo com milhares de podcasts de uma só vez não é tarefa fácil a não ser via aquisição ou integração com um serviço existente.
Haverá também um efeito sobre o consumo de rádios AM e FM, ainda que pequeno. É possível que o Deezer e outros serviços de streaming que venham a incluir podcasts canibalizem parte da audiência de quem gosta mais de ouvir notícias e análises no rádio do que música. De qualquer forma, as estações de rádio seguem tendo a vantagem do conteúdo ao vivo, com notícias em tempo real. E também têm a opção de se tornarem parcerias do Deezer, fornecendo os comentários de seus articulistas como podcasts para consumo sob demanda.