A CleverTap, empresa que fornece soluções de mobile marketing, anunciou a aquisição da Leanplum, plataforma californiana de engajamento de clientes multichannel. O acordo prevê a incorporação de executivos e funcionários da empresa comprada. O valor da aquisição não foi revelado.
Em conversa com Mobile Time, o presidente executivo da CleverTap, Sunil Thomas, explicou a importância da fusão entre as companhias.
“Começamos a avaliar o acordo alguns meses atrás e, nesse período, percebemos que a proposta de valor combinada (entre as empresas) é exponencial: um mais um igual a 11”, brincou o executivo.
Thomas disse que a empresa encontrou três grandes sinergias entre CleverTap e Leanplum que se complementam: produto, áreas geográficas de atuação das empresas e área de atuação na indústria.
Com relação ao produto, o executivo explicou para este noticiário que a Leanplum é uma plataforma de engajamento para empresas app first – com expertise em realizar teste A/B (de experiência do produto); eventos ao vivo (em especial na área de games); personalização de ponta a ponta da jornada móvel; e a integração com o ecossistema.
“São pontos que vão levar valor para os clientes da CleverTap. E, por outro lado, todo o trabalho que a CleverTap vem fazendo com os dados do usuário, em segmentação, predição e automação também vão beneficiar os clientes da Leanplum”, avalia o presidente executivo.
O segundo ponto de sinergia é a cobertura geográfica combinada entre as duas empresas. CleverTap está presente na América Latina (Brasil, Colômbia e México), Índia, Sudeste Asiático, Indonésia, Cingapura, Vietnã e no Oriente Médio (Dubai). Em contrapartida, Leanplum está nos Estados Unidos e na Europa.
“Estamos presentes nesses mercados que são mobile first”, diz Thomas.
A terceira sinergia encontrada é a segmentação de verticais. Enquanto Leanplum acabou indo para os segmentos de jogos, negócios que possuem inscrições e e-commerce, CleverTap ganhou força entre fintechs, mídia (entretenimento) e delivery.
Leanplum será integrada por completo à CleverTap – produtos, colaboradores, processos e tecnologia e, segundo Thomas, o processo deverá ser finalizado de nove a 12 meses. “Mas no fim da integração nossos clientes e os novos verão que existe um grande valor em suas mãos”, completa.
O executivo explica que os funcionários serão aproveitados e todos terão a oportunidade de crescimento nesta nova fase.
Apesar de os valores não terem sido divulgados, Thomas explicou que a transação envolveu tanto dinheiro quanto ações da CleverTap. O fechamento do deal está esperado para acontecer ainda neste segundo trimestre.