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65% da base de smartphones high-end da Samsung ativam sua carteira digital no Brasil. Em conversa recente com o Mobile Time, Paulo César Nascimento, líder do Samsung Pay no Brasil, explicou que os próximos passos terão como objetivo aproximar o usuário da solução: “Queremos alcançar o cliente Samsung. Fidelizar esse público com consistência e insistência”.

Uma das apostas da companhia para melhorar o relacionamento com o seu consumidor é o Samsung Rewards, o programa de recompensas da fabricante para consumidores que usam com frequência o meio de pagamento.

O executivo frisou que devem fortalecer a solução de relacionamento que deu mais de 30 mil acessórios premium da Samsung, fez parcerias com vouchers do Outback e de cafeterias e distribuiu mais de 20 milhões de pontos no Multiplus, desde o começo de sua operação.

Barreiras e desafios

Ainda assim, Nascimento explica que há barreiras para o uso da carteira digital no Brasil. Em especial, o líder do Samsung Pay aponta que grande parte do problema está relacionado ao hábito, cultura de pagamento com um smartphone e estratégia dos bancos parceiros. Um exemplo é a baixa adesão (2%) do Samsung Pay por donos de smartphones de gama baixa.

“As pessoas não sabem que existe a funcionalidade de pagamento com cartão em um celular de entrada, como o Galaxy J5 e Galaxy J7. Ou sequer sabem que o uso do cartão de seu banco está liberado no celular”, afirmou o líder do Samsung Pay. “É um segmento que requer profundas mudanças de hábitos”.

Bancos

Por outro lado, o executivo ressaltou que alguns bancos fazem um bom trabalho na estratégia de divulgação e dicas de uso do Samsung Pay, como Itaú, Bradesco e Santander. Questionado sobre a demanda por parte dos novos emissores, Nascimento revelou que toda semana alguma companhia procura a Samsung para tokenizar e embarcar seu cartão na carteira digital da fabricante sul-coreana.

Nesse processo, a adesão de um banco demora em média cinco meses. Nascimento explicou que a parte técnica mais difícil é a tokenização: “Estar preparado para o Samsung Pay é estar preparado para a tokenização. Essa é a conversa que mais ocorre entre os emissores e as bandeiras”.

Atualmente, o Samsung Pay tem 18 emissores e a Ticket com cartão de benefícios.

Novas soluções

O líder do Samsung Pay revelou outras soluções que podem ser adicionadas ao rol de produtos da carteira no Brasil:

Samsung Pay Mini – Esta é uma versão mais simples da carteira que funciona em smartphones sem NFC, como ocorre no mercado indiano. Em sua versão menor, o cliente pode: pagar via QR Code, fazer transferências P2P para pessoas em suas listas de contatos e pagar boletos.

QR-code – Existe a possibilidade do pagamento com código QR vir como uma solução separada (single-one) no Samsung Pay. Este serviço, segundo Nascimento, é utilizado em países como Índia, Malásia, Vietnã e China.

Tap and Go – Nesta solução, o cartão de crédito é definido como opção de pagamento de transporte público. Desse modo, o usuário apenas encosta o celular para passar na catraca do ônibus, similar ao seu funcionamento no transporte público em Londres;

Cartão virtual substituto – Presente no Brasil com Bradesco, o cartão virtual substituto surge como opção para o usuário em casos de roubo, perda ou mudanças cadastrais. A ideia da companhia é ampliar mais esta solução, mas depende do desenvolvimento em cada banco parceiro.

Contudo, o líder do Samsung Pay ressaltou que a vinda dessas soluções está em estudo e ainda não tem data definida – exceto o tap and go, que pode chegar no segundo semestre de 2019.

 

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