Um problema de atualização na plataforma do iFood (Android, iOS) causou confusão entre seus usuários, que viam pedidos em seus aplicativos que não foram feitos por eles, contas de outras pessoas e até mesmo conversas no chat sem que o dono da conta tenha digitado. No Twitter (Android, iOS) os usuários relataram vários desses problemas e uma das hipóteses jogadas na rede social era de um ataque hacker.
Às 12h27, o iFood respondeu numa thread na rede social e explicou que pela manhã a plataforma passou por um problema de atualização que durou 30 minutos. Mas, até lá, muitos de seus usuários ficaram sem entender o que tinha acontecido.
A empresa informou que a questão foi resolvida pela equipe de tecnologia logo em seguida. O iFood garantiu no Twitter que “não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma”. E continuou na thread: “Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros”.
A empresa também informou que os dados dos cartões ficam gravados apenas nos dispositivos dos usuários, e não são armazenados em bancos de dados. “Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento.”
Os usuários impactados foram “deslogados” da plataforma e ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período.
De acordo com o iFood, no momento em que o comunicado foi lançado no Twitter a situação já havia sido normalizada e os usuários impactados teriam sido comunicados do ocorrido.
No encerramento do comunicado, a empresa se coloca à disposição das autoridades para mais esclarecimentos.
Vale lembrar que, no dia dos namorados, 12 de junho, a plataforma também apresentou problemas e ficou fora do ar por 2 horas.