O presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que é hora de reguladores na Europa e Estados Unidos discutirem as táticas comerciais de lojas de apps que tiram vantagem dos desenvolvedores que querem distribuir softwares. Durante um evento do site Politico, Smith afirmou sobre o tema de forma genérica, mas a Bloomberg cravou que a fala foi direcionada à Apple.

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Em sua exposição, o executivo da Microsoft disse que os marketplaces de apps impõem regras que aquele é o canal para alcançar o consumidor, e, em alguns casos, as lojas de apps retêm até 30% da receita de venda dos apps. Dito isso, ele clamou para que Bruxelas e Washington discutam a natureza das lojas de apps, regras, preços, taxas e se existe leis antitruste apropriadas para esse comércio.

A Apple não quis comentar o tema para a imprensa internacional.

Com a fala de Smith, a Microsoft adere ao coro dos descontentes das taxas aplicadas pela Apple (15% a 30%) em cima das assinaturas. Desde 2019, o movimento ganhou força contra a fabricante dos iPhones e controladora da App Store com reclamações pelo Spotify, que resultou em audiência da Apple na Comissão da União Europeia. Na época, a Apple alegou que a empresa sueca paga taxa por menos de 1% de sua base de assinantes.

 

 

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