O ABC da Construção, que atua há mais de 65 anos no mercado de casa e construção, passou a usar a inteligência artificial (IA) MIA, da Predize, para responder as perguntas de clientes no seu e-commerce no Mercado Livre. Com a solução de atendimento, que usa tecnologia do ChatGPT, da OpenAI, houve um aumento de 312% na receita do canal, na comparação com a média da equipe de atendentes humanos.
O objetivo da MIA, que funciona apenas no Mercado Livre por enquanto, é responder perguntas de pré-vendas do marketplace, em alguns segundos. A IA responde grande parte das perguntas, sendo aquelas mais técnicas e elaboradas encaminhadas para a equipe de atendimento, que tem mais tempo para se dedicar a outras demandas. Ela é especialmente útil fora do horário comercial, em que não há atendentes humanos disponíveis.
Sua implementação requer treinamento feito pela equipe de vendas com informações para compor as respostas ao cliente, além de incorporar o tom de voz da empresa. Com seu aperfeiçoamento, por meio de constante treinamento e curadoria, ela responde de forma humanizada e contextualizada, utilizando bilhões de parâmetros.
Dados coletados em abril de 2023 sobre a performance da MIA no atendimento ao cliente do ABC da Construção apontaram para uma melhora neste canal em outras métricas também. A IA respondeu 60% dos questionamentos, culminando em 211% mais perguntas resolvidas e um aumento de 77% na conversão de vendas, em comparação com os atendentes humanos.