A Prospera Saúde, um hub de serviços em saúde para B2C e B2B, tem mais de 20 unidades de sua Cabine da Saúde em companhias pelo Brasil afora, em lugares como fábricas e escritórios. Essa solução é conectada e permite que um profissional de enfermagem faça mais de 15 tipos de exame no paciente e envie os resultados para um médico fazer o atendimento à distância.
De acordo com Marcos Breda, sócio-fundador da companhia, a cabine é uma estrutura metálica gerida por um enfermeiro ou técnico de enfermagem. Esse profissional conecta o paciente nos devices para fazer a triagem para o atendimento médico, que é feito por vídeo.
“O que tem nessa cabine, 95% da população não tem acesso. São exames feitos na hora e integrados via telemedicina. O profissional de saúde manda os resultados online. E o médico (por exemplo: clínico geral) entra em videoconferência para fazer a consulta”, explicou Breda, em conversa exclusiva com esta publicação.
Entre os exames que podem ser feitos estão: temperatura; pressão arterial; peso; altura; índice de massa corporal; percentual de gordura; frequência cardíaca; audiometria; eletrocardiograma; glicemia; e exame de fundo de olho.
Cases
O executivo explicou que 72% dos casos analisados são resolvidos dentro da Cabine da Saúde. Dando exemplo de uma fábrica de bebidas com 350 funcionários na região metropolitana de SP, a Cabine ajudou a reduzir em R$ 15 mil o custo do ambulatório ao longo de três meses.
Ainda assim, Breda afirmou que a plataforma é um incremento e não um substituto ao ambulatório. E, dependendo da empresa, a equipe do ambulatório pode atuar na Cabine. Desse modo, a Próspera instala e cobra apenas a estrutura metálica com os equipamentos para fazer a teleconsulta.
Contudo, Breda afirmou que a Cabine da Saúde não é para qualquer empresa. O ideal é que a companhia tenha 1 mil consultas mensais. Também explicou que, uma vez que o foco é no segmento de grandes empresas, a aprovação para a aquisição do serviço pode demorar até um ano.
Vale dizer, a Cabine da Saúde também tem uma versão móvel (Cabine da Saúde em Mala, com devices) e em totem para alguns exames. Essas duas fazem parte do pacote da Cabine da Saúde, mas são usadas em locais onde não dá para instalar uma cabine, como plataformas offshore.
Hub de saúde
A Prospera Saúde também atua como hub de serviços para o B2B e B2C. Para oferecer serviços de orientação, diagnóstico, tratamento, desconto em medicamentos e seguros, a companhia tem parcerias no segmento da saúde, como Rede D’Or e Dasa.
“Somos um gestor de negócios em saúde. O nosso objetivo é dar o acesso da população à saúde. Fazemos a parceria e montamos o serviço”, disse Breda, ao afirmar que nenhuma das parceiras aparecem, pois fazem white label. “Nascemos há dois anos, mas atualizamos a Prospera Saúde para Sociedade Anônima (SA) para atrair investidores. Somos uma health tech, não somos um plano de saúde”, completou.
Entre os serviços oferecidos no hub estão: call centers com orientação psicológica e nutricional, telemedicina com generalista ou médico especializado; atendimento odontológico de emergência; rede credenciada com 27 mil clínicas e laboratórios de exames; descontos de até 70% na compra de medicamentos; diárias de internação hospitalar e seguro para doenças graves.
Para o B2B, o hub oferece planos a partir de 30 vidas em prata, ouro, platina e diamante (mais completo por R$ 1,6 mil). Em B2C, o plano mais barato (prata) começa em R$ 31,94 mensais por 12 meses com telemedicina, desconto de 30% em medicamentos e orientação via call center com psicólogo, nutricionista e educador físico.
Bernardo Giacometti, outro sócio-fundador da Prospera Saúde, explicou que atualmente a companhia está buscando investidores com a ajuda de uma consultoria. Com o capital, a ideia é avançar em mais tecnologias e parcerias.