Com a presença cada vez maior de realidade aumentada (AR, da sigla em inglês) no dia a dia, as marcas apostam na tecnologia para mostrar seus novos produtos e serviços ao público. A ferramenta VidMob AR auxilia companhias na criação de publicidade com filtros que usam esse recurso.
Lançada pela VidMob, plataforma de inteligência criativa, a solução entrega consultas iniciais sobre a concepção da ação de marketing. A produção tem participação da equipe de tecnologia criativa da multinacional americana, que usa ferramentas específicas. O processo envolve profissionais criativos e da engenharia, tendo direcionamento do time de criação imersiva da empresa.
“Os filtros são desenvolvidos para criar uma experiência imersiva, de acordo com a campanha e o objetivo do cliente. É possível conhecer detalhes de um carro, seu interior e exterior. Ou experimentar uma joia em seu braço, apenas apontando a câmera. A interatividade é o ponto alto e a função é de um filtro”, explica Camilo Barros, head de vendas e parcerias da VidMob na América Latina.
Além de contar com o apoio da equipe de tecnologia e engenharia da VidMob, que possui estúdio próprio e uma rede global de criativos, as marcas podem testar diferentes desenhos, trocar produtos em 3D e cores. No final de cada projeto, análises são feitas por meio de recursos orientados por inteligência artificial, para entender o impacto das campanhas, o que funcionou ou não.
“O primeiro insight criativo para fornecer aos nossos clientes é que a AR supera outras formas de mídia de anúncio em algumas áreas-chave. A realidade aumentada ajuda as marcas a aprofundar o envolvimento do cliente e personalizar a experiência de compra. Os públicos-alvo de usuários são amplamente distribuídos, não apenas os consumidores da Geração Z”, afirma Barros.
Os filtros são criados para campanhas nas redes sociais, principalmente Instagram, Facebook, TikTok e Snapchat. Não é necessário o uso de nenhum equipamento especial, já que as peças são visualizadas pelo smartphone. Marcas como Hyundai, Nissan, Neutrogena, Ruffles, Banco Neon, Johnson & Johnson e Burger King já utilizaram a ferramenta.