Ao longo dos últimos sete anos, Mobile Time e Opinion Box produziram pesquisas recorrentes sobre o comportamento de uso do brasileiro com seu smartphone. Agora, os dados de duas dessas pesquisas podem ser consultados na forma de gráficos interativos, uma nova seção de conteúdo no renovado site do Mobile Time. A novidade faz parte da comemoração dos dez anos do Mobile Time.
Os gráficos ainda estão em versão beta e serão aperfeiçoados ao longo do tempo a partir do feedback do público. O carregamento da página pode levar alguns segundos. Foram desenvolvidos dois gráficos interativos, descritos abaixo.
Gráfico de presença na homescreen
O primeiro gráfico abrange as informações sobre a presença de apps na tela inicial (homescreen) dos smartphones nacionais em 11 edições da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, entre junho de 2017 e maio de 2022. Foram incluídos no gráfico os dados dos 87 aplicativos que conseguiram atingir presença na homescreen de no mínimo 2% dos smartphones brasileiros em pelo menos uma das 11 edições compiladas dessa pesquisa.
Nesse gráfico, é possível analisar os aplicativos agrupados em quatro categorias (M-commerce, finanças e pagamentos; Redes sociais e mensageria; Entretenimento e games; e Utilitários). Outra maneira de montar seu próprio gráfico é clicando duas vezes no nome de um app na lista à direita para isolá-lo. Outros apps podem ser adicionados em seguida com um clique sobre seus nomes. Para retornar ao gráfico com todos, basta dar um clique duplo novamente sobre qualquer app. A qualquer momento é possível aproximar a imagem em um determinada área do gráfico demarcando-a ao segurar e arrastar o cursor.
A equipe editorial do Mobile Time dividiu o gráfico em três zonas. Os apps com presença na tela inicial de 50% ou mais dos smartphones são considerados “superapps”. Até hoje somente o WhatsApp conseguiu ultrapassar essa linha divisória no Brasil. A zona entre 10% e 50% é a dos títulos considerados “populares”. E área entre 2% e 10% é a dos apps “engajadores”.
Gráfico de apps de mensageria
O segundo gráfico interativo compila dados de nove edições da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil, entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2022. Nele, os aplicativos WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Instagram e Signal são posicionados com base em duas informações: percentual de instalação sobre a base brasileira de smartphones e percentual de usuários que abrem o app todo dia ou quase todo dia.
O gráfico foi dividido em quatro grandes quadrantes e um quinto menor e mais escuro, no canto direito superior. Este último representa a área dos superapps, onde entram somente os que estiverem instalados em mais de 90% dos smartphones brasileiros e que mais de 90% dos seus usuários o abram todo dia ou quase todo dia – novamente, somente o WhatsApp conseguiu entrar nessa zona.
Os outros quatro quadrantes foram nomeados da seguinte forma :
. “massivos” (+50% de instalação e +50% de usuários diários);
. “populares” (+50% de instalação e -50% de usuários diários);
. “engajadores” (-50% de instalação e +50% de usuários diários);
. “alternativos” (-50% de instalação e -50% de usuários diários).
Para definir a edição da pesquisa que se deseja consultar, basta mover a barra do tempo na parte inferior do gráfico. É possível ver a evolução dos aplicativos de mensageria dentro do gráfico ao longo do tempo clicando no botão de “play” nessa barra.
Vale destacar que o Instagram só começou a ser monitorado pela pesquisa a partir de fevereiro de 2019 e o Signal, a partir de fevereiro de 2021.
Os dois gráficos foram idealizados pelo editor do Mobile Time, Fernando Paiva, e desenvolvidos pela designer Isabel Elia e pelo cientista de dados Otto Tavares.
O projeto de renovação do site do Mobile foi um dos selecionados pelo programa “Acelerando a transformação digital”, do ICFJ (International Center For Journalists), com financiamento da Meta.