A Netflix (Android, iOS) teve um crescimento de 7,5% na receita do segundo trimestre de 2023, de US$ 8 bilhões para US$ 8,2 bilhões, em um movimento puxado pelo lançamento da assinatura compartilhada, que chegou a mais de 100 países, que equivalem a 80% da receita total da empresa.

Ao todo, a companhia chegou a 238 milhões de assinantes em todo mundo, um aumento de 8% com a adição de 6 milhões de consumidores. Um ano antes, a empresa teve uma queda de 1 milhão de assinantes devido à concorrência e ao momento de incerteza na economia global.

O lucro operacional foi de US$ 1,8 bilhão, um aumento de 20% comparado a US$ 1,5 bilhão do segundo trimestre de 2022. E o lucro líquido subiu 7%, de US$ 1,4 bilhão para US$ 1,5 bilhão.

Dois pesos, duas medidas

Mesmo com o modelo de negócios baseado em senhas dando seus primeiros ganhos, há algumas ressalvas quanto ao resultado financeiro da Netflix. A receita média por assinante (ARM, mas também poderia ser o ARPU) caiu 3% no global e em todas as quatro regiões da empresa:

  • Canadá e Estados Unidos, de US$ 16 para 15,9;
  • Europa, Oriente Médio e África, de US$ 11,1 para US$ 10,8;
  • América Latina, de US$ 8,6 para US$ 8,5;
  • Ásia Pacífico, de US$ 8,8 para US$ 7,6.

A empresa credita essas quedas regionais e no global a três fatores:

  1. Limitação de aumento nos preços nos últimos 12 meses pelo lançamento do modelo de negócios com assinatura compartilhada;
  2. A entrada de novos usuários deu-se apenas no final do segundo trimestre de 2022;
  3. E o crescimento de assinantes foi em regiões com baixo ARM, como América Latina e APAC.

Prévia

Contudo, a Netflix acredita que o modelo de assinatura compartilhada deve colaborar para a receita do terceiro trimestre de 2023 chegar a US$ 8,5 bilhões, um aumento de 6% contra US$ 8 bilhões comparado ao mesmo período em 2022. O lucro operacional deve subir 26%, de US$ 1,5 bilhão para US$ 2 bilhões. E o lucro líquido será de US$ 1,6 bilhão, incremento de 14% ante US$ 1,4 bilhão de um ano antes.

Por outro lado, a receita com publicidade ainda não impacta o resultado da empresa.

 

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