A Embrapii anunciou o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alvaro Toubes Prata, como seu novo diretor-presidente. O representante foi escolhido pelo conselho de administração da organização social de fomento à indústria e pesquisa e assume oficialmente a posição no próximo dia 1º de agosto.

Formado em engenharia elétrica pela UFSC, mestre em engenharia mecânica também pela UFSC e doutor em engenharia mecânica pela Universidade de Minessota, Toubes Prata foi reitor da federal catarinense entre 2008 e 2012.

De 2012 a 2018, o especialista migrou para o MCTI, onde atuou como secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e secretário-executivo. Ainda é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia.

Novo diretor da Embrapii

Outra novidade na Embrapii é a nomeação do ex-secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guilherme Coutinho Calheiros (Guila), para sua diretoria. O executivo deixou neste mês a presidência do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Energia do MCTI.

Vale lembrar, a Embrapii tem como papel conectar setor privado e institutos de pesquisas para fomentar a inovação na indústria brasileira. Isso é feito por meio de contrato de gestão com o Ministérios como, MCTI, Educação, Saúde e MDIC.

Imagem principal: Alvaro Toubes Prata, diretor-presidente da Embrapii (divulgação)