Na semana passada, o Tinder, aplicativo de relacionamentos, ganhou uma versão em português. No entanto, o app já era utilizado pelos brasileiros na versão em inglês. Segundo a empresa, o app vem crescendo 150% por mês no País em número de downloads.
O objetivo é que as pessoas usem o Tinder para se relacionar, independentemente se é para fazer negócios, conhecer novos amigos ou engatar um namoro. “Já existiam diversas redes sociais fazendo um trabalho incrível para ajudar as pessoas a cultivarem seus relacionamentos existentes. No entanto, efetivamente, não havia uma plataforma social dedicada a ajudar as pessoas a se conhecerem”, diz Justin Mateen, co-fundador e CMO do Tinder.
Depois de criar um perfil a partir do Facebook, o usuário define as preferências para buscar outras pessoas, como sexo, idade e local e o aplicativo busca quem está mais próximo dele por geolocalização. Nos perfis de cada um, é possível ter mais informações sobre a pessoa, mas a empresa garante a proteção da privacidade dos usuários. “O Tinder revela informações limitadas aos demais usuários: somente o primeiro nome, idade, interesses e amigos em comum. Também nunca postamos no mural do Facebook qualquer interação que o usuário faça dentro do sistema”, afirma Mateen. A empresa também garante que a associação das contas por Facebook evita perfis falsos, e ela fornece dicas de segurança aos usuários, como por exemplo, não fornecer dados pessoais e conversar bastante com a pessoa antes de marcar qualquer encontro.
Pelo app, o usuário conversa por um chat somente com pessoas que também gostaram e escolheram seu perfil. Se a pessoa não gostar do perfil sugerido, basta descartá-lo, e ela não terá mais nenhuma notificação e o perfil indesejado não é mais exibido. O processo é feito anonimamente, evitando “foras” ou rejeições. O recurso “Matchmaker” permite que os usuários formem pares entre os amigos do Facebook para que se conheçam melhor.
No mundo, o Tinder registrou mais de 150 milhões de combinações de perfis e mais de 2 milhões de apresentações por dia. A empresa não contabiliza para quais fins são criados os relacionamentos, mas afirma que os usuários acessam o app em média cinco vezes por dia. Justin Mateen diz que o Tinder está focando no crescimento de usuários e na melhora da experiência deles e por enquanto não possui um modelo de negócios definido.