Pagamento NFC

As compras brasileiras com cartões de crédito e débito por meio de aproximação tiveram um aumento de 330% com um volume de R$ 8,3 bilhões no 1º semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do anterior. De acordo com relatório apresentado pela Abecs nesta quarta-feira, 19, o resultado foi puxado pela necessidade de uma solução de pagamento que evitasse a proximidade de pessoas durante a crise do novo coronavírus.

Apenas no segundo trimestre de 2020, o período mais atingido pela pandemia até então, o pagamento por aproximação cresceu 256%, ante o mesmo período em 2019, de R$ 1,2 bilhão para R$ 4,3 bilhões. Dessas operações, R$ 3 bilhões foram no cartão de crédito com alta de 178%; R$ 1,1 bilhão, no débito, com incremento de 792%; e o cartão pré-pago respondeu por R$ 348 milhões com aumento de 716%.

Em outra pesquisa, dessa vez  realizada em parceria com o Datafolha, a Abecs identificou que o percentual de brasileiros que fizeram pagamento por aproximação em algum momento de suas vidas saltou de 8% para 16% em um ano.

O semestre

Além do crescimento no contactless, a associação identificou um aumento nas compras não presenciais, como aquelas feitas no e-commerce, em um volume de R$ 173,5 bilhões, alta de 18,5% no primeiro semestre de 2020.

No resultado geral do semestre, a Abecs indicou um montante de R$ 876,4 bilhões em transações, um aumento de 3% em relação ao primeiro semestre de 2019. O cartão de crédito responde pela maior parcela do valor transacionado, R$ 540 bilhões, e teve uma alta de 0,8%; débito registrou R$ 321 bilhões e incremento de 5%; e o pré-pago obteve um crescimento de 68%, com R$ 15 bilhões em transações.

A quantidade de transações no período foi de 10,5 bilhões, um aumento de 0,4%.

O trimestre

No segundo trimestre de 2020, sob forte impacto da pandemia na economia, a Abecs registrou um recuo de 7,7% com R$ 400 bilhões de volume transacionado. As transações no crédito responderam por R$ 242 bilhões do total, uma queda de 12%; o débito retrocedeu 2,3%, com R$ 150 bilhões; e o pré-pago foi o único que cresceu, 60%, com R$ 7,6 bilhões.

Nota-se que a associação de cartões excluiu da soma R$ 4 bilhões de transações de débito que foram feitas no universo do Auxílio Emergencial. De acordo com Ricardo Vieira, diretor executivo da Abecs, a retirada se deve ao fato do programa emergencial vigorar apenas neste ano na crise pandêmica.

Compras

Se considerar apenas o segundo trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano anterior, as compras remotas tiveram aumento de 14%, de R$ 76 bilhões para R$ 87 bilhões.

A pesquisa da Abecs com o Datafolha mostrou um salto de 20 pontos percentuais na proporção de consumidores que costumam fazer compra pela Internet, passando de 47% para 67%, sendo que 36% compram por cartão de crédito e 9% no débito.

 

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