Globo

Marcelo Fontana, gerente de tecnologia na Globo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A Globo cogita testar a transmissão de jogos de futebol com 5G ainda neste ano. Durante o Set Expo 2024 nesta segunda-feira, 19, Marcelo Fontana, gerente de tecnologia da emissora, explicou que a prova pode ocorrer em um jogo da série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Para Mobile Time, o executivo afirmou que a liga de acesso para a série A permite à empresa testar a conectividade em um ambiente controlável, uma vez que a companhia tem usado a quinta geração para transmissão de eventos ao vivo com câmera 5G sem fio conectada ao carro de retransmissão.

Questionado se o canal poderia testar em um grande evento, como a final da Copa do Brasil, o especialista afirmou que não é o ideal pela necessidade de controle e avaliação, uma vez que ainda há desafios no 5G como latência baixa, manutenção dessa latência, qualidade na entrega do sinal e convivência com outros equipamentos, como câmeras cabeadas e drones que também são usados na transmissão.

Para esta publicação, Fontana reforçou que 2025 será a entrada “para valer” do 5G na Globo. Inicialmente, a empresa aprovou a estratégia da quinta geração para jogos nos três estádios do Rio de Janeiro: Maracanã, São Januário e Nilton Santos (Engenhão). Os equipamentos de rede usariam fibra ótica local.

Em São Paulo, o gerente da companhia afirmou que o 5G para o futebol pode chegar dentro de dois anos.

Globo e uso e testes do 5G

A ideia é que as câmeras 5G e o caminhão de transmissão adaptado para redes celulares possibilitem uma rápida implementação antes dos jogos. Atualmente, a empresa precisa montar sua infraestrutura de cobertura dois dias antes do evento (o que vale também para shows e outros grandes eventos), mas o 5G permitirá que os equipamentos sejam instalados na véspera ou até no dia do evento – o que deve gerar redução de custos.

Além da prova com futebol, a emissora testou 5G em transmissão de grandes eventos, como Carnaval, The Town e Rock in Rio, em redes privativas e/ou com network slicing. Atualmente, a companhia está com algumas câmeras 5G no seu mais novo reality show, o Estrela da Casa.

Outro uso que a companhia avalia com o 5G é a entrada de merchandising nas transmissões.