A edição deste ano do US Open, um dos mais importantes torneios de tênis do mundo, contará com resumos das partidas produzidos por inteligência artificial. A IBM anunciou que oferecerá suporte tecnológico para a United States Tennis Association (USTA), entidade que regula o tênis nos Estados Unidos, durante o torneio, que acontece entre 19 de agosto e 8 de setembro. Com mais de 30 anos de parceria, em 2024, através tecnologia watsonx e do modelo de linguagem Granite 13B, plataforma de inteligência artificial e dados voltada para negócios, ambas desejam oferecer uma cobertura de qualidade, praticamente simultânea e recheada de informações.

Todas as 254 partidas, distribuídas entre as modalidades feminina e masculina, terão seus resumos gerados por IA, que serão construídos com dados e diretrizes editoriais estabelecidos pela própria USTA. O conteúdo também será revisado pela instituição, mais precisamente por sua equipe editorial, e, em seguida, estará disponível no aplicativo US Open (Android, iOS) e no site da instituição esportiva. Além disso, contarão com uma cobertura ao vivo  AI Match Reports, que trará os detalhes do duelo, ponto a ponto.

IBM

Com o AI Match Reports, IBM e USTA oferecem detalhamento da partia a usuários do aplicativo. Foto: Divulgação

IBM oferta AI commentary e SlamTracker

A parceria novamente oferecerá áudio e legendas produzidos automaticamente em inglês pelo AI commentary – disponível no watsonx – para vídeos com os destaques dos duelos. Os comentários das partidas devem ser mais frequentes, ao tempo em que conciliam expressividade com contexto. Além disso, a solução organizará os vídeos em pacotes de destaque, que irão ao ar pouco tempo depois do fim dos jogos. Já com o SlamTracker, os fãs terão acesso a informações antes, durante e após o final dos duelos, que incluem probabilidade de vitória, análises de cada ponto e detalhamento das jogadas com o gráfico 3D.

Filantropia

Em meio ao detalhamento das novidades tecnológicas, a IBM também anunciou que os alunos selecionados da USTA Foundation National Junior Tennis & Learning (NJTL) e os profissionais de ensino terão acesso a cursos de IA e poderão se desenvolver profissionalmente através do IBM SkillsBuild. A iniciativa ainda conta com plano de aprendizado personalizado, workshops e orientação de voluntários da empresa. Todos os participantes terão acesso ao novo guia e curso interativo de microaprendizado, em que são explicados conceitos e técnicas de inteligência artificial aplicada no tênis. Dentro do programa também está prevista a introdução ao conceito de LLMs.