A Vivo teve o melhor desempenho de Internet móvel do País, de acordo com o aplicativo nPerf (Android, iOS).

Ao todo foram computadas cinco categorias: velocidade de download (Mbps); velocidade de upload (Mbps); latência (ms); navegação na web (%); streaming no YouTube (%).

No fim, a pontuação final da Vivo ficou em 66.717 pontos. Em seguida veio a TIM, com 63.153 e, por fim, a Claro, com 62.701.

No teste de velocidade de download, a TIM liderou, com 75 Mbps. Em seguida, ficou a Vivo (71,67 Mbps) e a Claro (65,34 Mbps) em terceiro.

No teste de upload, a Claro ficou na liderança, com 13,12 Mbps. Não muito atrás, a Vivo (13,07 Mbps) e, em terceiro, a TIM (11,79 Mbps).

Em latência, a Vivo ficou na primeira colocação, com 49,13 ms; Claro (53,71 ms) na segunda e TIM (57,44 ms) na terceira posição.

No teste de streaming móvel, a Vivo proporcionou a melhor experiência de streaming de vídeo (81,20%), mas Claro (80,47%) e TIM (80,17%) não ficaram muito para trás.

O teste de streaming mede o tempo de carregamento do vídeo enviado em três resoluções no YouTube, considerando travamentos durante a reprodução. Este indicador reflete a qualidade percebida pelo usuário da rede de internet

E a melhor experiência em navegação móvel, com taxa de eficiência de 46%, foi a Vivo, com carregamento de página de 5 segundos.

O desempenho de navegação avalia o carregamento das páginas totalmente carregadas, incluindo imagens, JavaScript, CSS e fontes, para os cinco sites mais populares. Este indicador reflete a qualidade percebida pelo usuário da rede de Internet.

A nPerf fez uma comparação com outros países e a velocidade média móvel no Brasil (70 Mbps) superou a de países como Colômbia (37 Mbps) e Argentina (27 Mbps).

nPerf

Conexões de Internet móvel do País. Gráfico: nPerf/divulgação

Metodologia dos testes da nPerf

Foram considerados 512.915 testes realizados por usuários do aplicativo entre os dias 1º de julho de 2023 e 30 de junho de 2024.

O aplicativo alcançou 1,4% de precisão para valores absolutos. O relatório apresenta resultados de testes durante horários de pico (18h às 23h) e horas ociosas (o resto do dia). Horários de pico, marcados por sobrecarga na rede, podem impactar a experiência do usuário por meio de congestionamento. Essa abordagem ajuda a entender como o desempenho da rede flutua ao longo do dia.