IFood e RestauranteWeb, dois dos maiores serviços de delivery on-line de comida que atuam no Brasil, anunciaram a fusão de suas operações. A nova empresa resultante da união seguirá com a marca iFood. Juntas, as duas plataformas somam mais de 5 mil restaurantes em 60 cidades brasileiras. A projeção é alcançar o volume de 1 milhão de pedidos por mês ao longo de 2015. O atual CEO da iFood, Felipe Fioravante, será mantido no cargo após a fusão. E o CEO de RestauranteWeb, Carlos Moyses, será o novo diretor geral da iFood, supervisionando as áreas comercial, de pós-vendas e de operações.
A iFood tem a brasileira Movile entre seus controladores, após um aporte de R$ 5,5 milhões em 2013. Desde então, seu volume de pedidos quintuplicou e deve chegar ao fim de 2014 com um volume acumulado de 3,5 milhões de entregas. A participação mobile no total de pedidos saltou de 7% para mais de 60% desde a entrada da Movile. O RestauranteWeb, por sua vez, pertence ao grupo inglês Just Eat, que está presente com serviços de delivery on-line de comida em 18 países, com mais de 40 mil restaurantes cadastrados e receita de 96,8 milhões de libras esterlinas em 2013.
Em comunicado enviado à imprensa, iFood e RestauranteWeb estimam deter juntas 80% do mercado brasileiro de delivery on-line de comida.
Análise
A fusão entre iFood e RestauranteWeb não é o primeiro movimento de consolidação dentro do mercado brasileiro de delivery de comida on-line. A hellofood, principal concorrente da nova iFood, já havia comprado três players no Brasil: JáNaMesa, MegaMenu e Peixe Urbano Delivery. ATUALIZAÇÃO: Algumas horas depois do anúncio da fusão, a helloffod comunicou mais uma aquisição no Brasil, desta vez da Entrega Delivery.
Tudo indica, portanto, que o mercado brasileiro será dividido entre iFood e hellofood. É interessante ver quais são os investidores por trás desses empreendimentos. A hellofood tem ao seu lado a alemã Rocket Internet, uma das maiores investidoras de start-ups digitais nos últimos anos e que também apostou na brasileira Easy Taxi. Do lado do iFood, a a Movile tem entre seus investidores o grupo sul-africano de mídia Naspers e recentemente recebeu R$ 125 milhões em uma nova rodada de investimento (série D) liderada pelo fundo norte-americano Innova Capital.
Vale lembrar que a Movile tem um longo histórico de crescimento por meio de aquisições e fusões. No mercado de serviços de valor adicionado (SVA) em telefonia celular, liderou fusões e aquisições de diversos concorrentes ao longo dos últimos dez anos, dentre os quais nTime, Yavox e CycleLogic.
Forum Mobile+
O COO do iFood, David Kato, participará como palestrante do painel "M-commerce: quando o celular vira um carrinho de compras", no dia 30 de setembro, no WTC, em São Paulo, durante a sétima edição do Forum Mobile+. Farão parte do mesmo painel: Edilaine Godoi, diretora de marketing, Netfarma; José Carlos de Lima Júnior, gerente mobile, Nova Pontocom; e Malte Huffmann, CEO, Dafiti.
O Forum Mobile+ é um evento organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. Para conhecer a agenda completa e obter informações sobre inscrições, acesse o site do evento ou ligue para 0800-77-15-028.