A Clicksoftware, empresa especializada em soluções móveis de automação de equipes de campo, espera crescer na América Latina e particularmente no Brasil em 2017. Seu diretor de marketing e produtos, James Delande, explica que a reigão da América Latina, por ter uma menor penetração desses serviços, tenderá a crescer de 30% a 50% mais que a média mundial no ano que vem. E ele acredita que a Clicksoftware está bem posicionada para atender a essa demanda por ter presença local, com escritório no Brasil, enquanto a maioria dos players desse segmento não estão na América Latina. A crise brasileira tampouco assusta. A empresa tem alguns grandes clientes aqui, dentre os quais a Oi, na qual 40 mil técnicos de campo utilizam sua solução, além de duas utilities e duas seguradoras. para 2017, quer conquistar mais seis clientes, afirma.
"Não poderíamos ser mais bem sucedidos durante uma crise, por causa dos benefícios que geramos. Quando a economia anda bem, as pessoas não parecem tão preocupadas em aumentar a produtividade", comenta Delande. Ele afirma que a produtividade das empresas que adotam a Clicksoftware aumenta, em média, 30%, enquanto os custos com deslocamento dos técnicos caem 40%. Há ainda ganhos em redução de churn e aumento da satisfação dos funcionários.
O processo de recuperação judicial da Oi também não preocupa. "Nosso CEO está sempre em contato com os executivos do alto escalão da operadora. Damos suporte à Oi nesse momento e não temos nenhum medo que algo seja mudado, porque a empresa já percebeu que nossa solução gera economia de gastos", explica.
Chatbots
Delande adiantou que a Clicksoftware está desenvolvendo uma forma de integrar sua solução a chatbots de clientes. Seria natural, no futuro, que um consumidor pedisse pela visita de um técnico a partir de uma plataforma de mensageria. Mas o executivo não forneceu maiores detalhes.