No primeiro semestre de 2016, pela primeira vez os smartphones superaram os tablets em volume de vendas globais na zanox, rede europeia de afiliação que reúne 4,3 mil anunciantes em diversos mercados da Europa, além de EUA e Brasil. Entre janeiro e junho deste ano, os smartphones responderam por 17% das vendas registradas pela companhia, contra 13% dos tablets e 70% dos desktops. No mesmo período de 2015, os smartphones responderam por 11% e os tablets, por 13%. A participação dos dispositivos móveis (soma de smartphones e tablets), portanto, cresceu em um ano, passando de 24% para 30%.

Quando analisado o faturamento com as vendas, a participação dos dispositivos móveis ficou praticamente estagnada, crescendo apenas um ponto percentual no mesmo intervalo, passando de 24% para 25%. A diferença para a participação em volume acontece por haver uma relação direta entre tamanho de tela e tíquete médio. Em desktops, o tíquete médio das compras feitas nas afiliadas da zanox é de 96 euros, enquanto nos tablets cai para 93 euros e nos smartphones, para 63 euros.

Android e iOS

No primeiro semestre deste ano, 61% das vendas móveis na rede da zanox aconteceram em dispositivos iOS; 37%, em Android; e 2%, em outros sistemas operacionais. Como a maioria dos mercados onde a empresa atua são de economias mais desenvolvidas, é natural que haja uma participação maior do iOS. No Brasil especificamente, a participação do Android nas vendas da zanox foi de 81%, contra 18% do iOS, e 1%, de outros.

O relatório completo da empresa sobre acessos móveis está disponível neste link.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!