A MRV Arena está usando a mesma tecnologia Wi-Fi do Santiago Bernabéu, estádio Real Madrid, da Espanha. Com equipamentos da Cisco, o estádio do Atlético-MG tem o Wi-Fi 6 para oferecer uma conexão segura e de boa qualidade, o que é desafiador em locais com grande concentração de pessoas. Segundo o clube mineiro, o objetivo era buscar uma tecnologia que não dependesse de novas obras – muitas desenvolvedoras sugeriam a instalação de equipamentos em baixo das cadeiras – e que tivesse capacidade mínima para atender cerca de 70%  do público total – em dia de shows, em que o local comporta até 60 mil pessoas.

Além dos estádios brasileiro e espanhol, o SoFi Stadium e o Allegiant Stadium (EUA) também usam a mesma tecnologia. Outros projetos estão em desenvolvimento no Brasil e outros países da América Latina, como México e Colômbia.

Experiência MRV Arena em app

Boa parte dessa proposta está vinculada ao Super App do Galo (Android, iOS), que oferece serviços e benefícios ao torcedor antes, durante e após o jogo. A rede Wi-Fi 6 tem cobertura tanto dentro quanto fora do estádio e qualquer pessoa pode utilizá-la. No entanto, os usuários do app têm maior comodidade, já que, uma vez logados na ferramenta, a conexão com a rede do estádio é automática. Para ter acesso, a pessoa é redirecionada para um site, onde preenche os campos de nome, sobrenome, e-mail e CPF.

Segundo o CIO do estádio, Leandro Evangelista, a base de dados dos mais de 240 mil cadastrados no aplicativo não é compartilhada. Com base nela, o clube separa por idade e verifica as predileções do torcedor, como o setor do estádio que costuma ficar e os hábitos de consumo por ali. A maioria desses usuários (84%) entram na MRV Arena pela ferramenta, inclusive. O acesso ao ingresso funciona também offline e tem código de barras dinâmico. Ciente que tem um público plural, a interface do app do Galo busca ser intuitiva e atender diferentes pessoas, como aquelas menos adeptas à tecnologia e turistas, além dos fãs mais ligados em tecnologia.

Para incentivar os torcedores a utilizarem o aplicativo, o Atlético-MG adotou a gamificação, que premia seus usuários com base no engajamento. O clube também divulga a iniciativa dentro do estádio. Entre as funcionalidades do Super App do Galo estão a visualização de vagas de estacionamento disponíveis, a localização de onde o carro do torcedor foi estacionado, a possibilidade de comprar comida de forma antecipada e apenas retirar no local. O time mineiro deseja que essa última facilidade inclua descontos para os torcedores e tenha cada vez mais adeptos.

No jogo contra o São Paulo, na última quinta-feira, 12, pela Copa do Brasil, as conexões simultâneas chegaram a quase 21 mil em meio a um público de 42 mil pessoas presentes. Além disso, pelo menos 28 mil espectadores se conectaram pelo menos uma vez à rede durante a partida.

Foto: MRV Arena, em jogo entre Atlético-MG e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro de 2023. Felipe Bini/Wikimedia Commons