Os golpes financeiros pelo telefone são cada vez mais comuns no Brasil: 72% dos assinantes móveis no País já receberam esse tipo de ligação fraudulenta, e 14% deles perderam dinheiro, diz pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box encomendada pela First Orion, em setembro passado. Como fazer com que o brasileiro volte a atender o telefone? “A chave é: identificar quem está chamando”, resumiu Kent Welch, chief data officer da First Orion, em sua exposição no MobiFinance, evento promovido por Mobile Time, nesta terça-feira, 19.

Welch citou outros números da pesquisa que provam como o problema é sério por aqui: 59% dos assinantes de telefonia celular disseram que mudariam para uma operadora que oferecesse proteção contra golpes. Isso equivale a cerca de 100 milhões de assinantes. No caso dos bancos, 70% dos entrevistados migrariam para um que identificasse as chamadas que realiza.

O executivo apontou para uma solução de inteligência artificial oferecida pela First Orion que identifica chamadas com a marca da empresa que está ligando e informa a razão do contato. Desta forma, o usuário pode escolher com segurança se quer atender ou não. “Realizamos mais de 1 bilhão de chamadas identificadas com marca por ano nos EUA”, afirmou.

 

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