A plataforma Gov.br (Android, iOS) começará um projeto piloto em novembro para autenticação em serviços digitais privados, informa Alexandre Ávila, superintendente de relacionamento com clientes de governo digital do Serpro. Participam do teste empresas de diferentes verticais, incluindo startups. Ávila participou do Mobi-ID, evento organizado por Mobile Time, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 19.
“A nossa ideia é levar serviços providos por meio do Gov.br para a iniciativa privada. É uma estratégia de governo como plataforma, que já tem em outros países. Um dos primeiros serviços é ‘logar’. Tal como você loga com Facebook e Google, agora vai poder também com Gov.br. A pessoa vai abrir uma conta digital só com o seu login do Gov.br”, explicou.
Para Ávila, uma das vantagens de utilizar o login Gov.br seria uma redução nos custos. Criar sistemas para onboarding, além de trabalhoso, pode gerar altos custos, principalmente para quem está começando as atividades, como startups. A Gov.br também tem flexibilidade de definir quais são os dados compartilhados, de acordo com o nível de autenticação, bronze, prata ou ouro. Cada tipo revela o grau de segurança, quais dados são validados e em quais bases de dados, e as transações digitais que podem ser realizadas.
O Serpro quer ir além, agregando outros sistemas e serviços a essas parcerias, que não vão se restringir à autenticação. Um dos projetos é utilizar dados do cidadão para o envio de ofertas publicitárias, desde que com o consentimento do mesmo, seguindo a LGPD.
Todos esses serviços serão pagos, mas os valores ainda não foram definidos.
“Hoje, com 140 milhões de usuários, o potencial de serviços que podemos ofertar para melhorar o ambiente de negócios é muito grande. Estamos colocando devagar para ver a aceitação do mercado. Queremos prover cada vez mais serviços para o cidadão de forma que o Estado não seja tão onerado”, afirmou.