Usuários do WhatsApp (Android, iOS) poderão ter mais de uma conta no aplicativo de mensagens. O recurso permite que a pessoa alterne entre contas sem precisar se desconectar ou ter dois celulares. O recurso é útil para aquelas pessoas que desejam separar o mensageiro pessoal do profissional. O anúncio, feito nesta quinta-feira, 19, está no blog do WhatsApp e nas redes sociais de Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

Para configurar a segunda conta será preciso ter um outro número de telefone. Caso o celular tenha duas entradas SIMCards, a pessoa insere o chip e faz a configuração ao receber o SMS com a senha de acesso. A segunda conta também pode ser usada em dispositivos com eSIM ou multi-SIM. Porém, caso não tenha nenhuma das opções acima, será necessário um segundo smartphone somente para inserir o chip desta segunda conta e receber o SMS de acesso.

De acordo com Ellie Heatrick, gerente de comunicações para EMEA do WhatsApp para o site The Verge, após esta verificação inicial, o aplicativo continuará funcionando para ambas as contas sem o segundo dispositivo ou SIMCard.

Para continuar a configuração a pessoa deve abrir “Configurações” do WhatsApp e clicar na seta ao lado do nome; e, em seguida, “Adicionar conta”.

A segunda conta poderá ser acessada depois que o app de mensageria enviar o SMS.

Cada conta poderá ter configurações distintas, podendo o usuário determinar ferramentas de segurança e privacidade e de notificações diferentes para cada uma delas.

O recurso será disponibilizado gradualmente para seus usuários para o sistema Android e deve chegar a todos nos próximos meses. Ainda não há previsão de quando chegará para os usuários de iPhone.

Lançamentos recentes

O WhatsApp vem lançando novos recursos com frequência. Em setembro, por exemplo, lançou os Canais no Brasil, para a divulgação de conteúdos de empresas e marcas. No mesmo mês, permitiu o envio de vídeos em alta definição e expandiu serviços do Flows, funcionalidade voltada a empresas que usam a API do WhatsApp Business e recursos de bloqueio de conversas. E, antes, em abril, liberou o uso simultâneo da mesma conta em até quatro celulares diferentes.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!