A Samsung distribuiu ao varejo mundial 800 mil unidades do Gear, seu relógio conectado, em dois meses desde seu lançamento. O número é alto para um acessório, mas condiz com o pesado investimento de mídia feito pela marca para promover o produto. Por enquanto o Gear funciona apenas em parceria com os modelos Galaxy Note III e Galaxy S4. O número foi informado originalmente pelo jornal sul-coreano Yonhap e reproduzido pelo site norte-americano The Verge.
Análise
Os relógios conectados servem como uma central de notificações, mostrando direto no pulso do usuário as mensagens ou ligações recebidas. É um acessório que faz bastante sentido para smartphones de tela grande ou "phablets", a partir de 5 polegadas, pois tirá-los e botá-los de volta no bolso várias vezes ao dia se torna uma tarefa ingrata. Não é à toa, portanto, que a Samsung priorizou o Note III e o S4 para a compatibilidade com o Gear. Outros fabricantes, porém, optaram por um rumo mais aberto: é o caso da Sony, cujo relógio é compatível com smartphones Android de quaisquer marcas.
Os números da Samsung são altos mas não servem ainda para a comemoração dos entusiastas de wearable devices. É preciso aguardar os resultados efetivos de vendas para confirmar se o produto é mesmo um sucesso. Se os preços caírem dramaticamente antes do Natal pode ser um sinal de que o Gear encalhou. No Brasil ele é vendido atualmente por R$ 1.299.