O aplicativo do programa social Bolsa Família (Android, iOS e Windows Phone) já foi baixado quase 260 mil vezes. Com uma base de 2,8 milhões de beneficiários pelo programa do governo federal, o número chega próximo aos 10% da quantidade de pessoas que recebem benefícios do governo brasileiro contra a pobreza.
A maioria dos downloads foram feitos em dispositivos Android: 240,6 mil (93,3%). Windows Phone aparece em seguida, com 10,7 mil (4,14%) e outros 6,4 mil foram para handsets iOS (2,48%).
Em nota enviada ao MOBILE TIME, a Caixa Econômica Federal – responsável pelo app CAIXA Bolsa Família – afirma que o intuito do aplicativo é dar uma alternativa “mais rápida e simples” para as pessoas que aderiram ao programa. Eles citam como exemplos dois dados: a última pesquisa nacional por amostra de domicílios de 2013 (PNAD 2013) revelou 82,6% das residências brasileiras possuem celular; e a análise recente do IDC Brasil que os smartphones correspondem por 93% dos celulares no Brasil.
Outro motivo para desenvolver o app é fato de que 80% das ligações do teleatendimento do Bolsa Família são feitas por celular e as questões de 83% delas poderiam ser resolvidas via aplicativo.
Lançado no mês passado, o desenvolvimento do app custou R$ 160 mil. Além de dar informações aos beneficiários, o aplicativo disponibiliza informações gerais de acesso ao programa, ponto de atendimento mais próximo e dicas financeiras.