Em janeiro, a construtora MRV pretende iniciar um teste-piloto de uma plataforma para a venda 100% digital de apartamentos. A solução vai combinar diversas tecnologias, como bots, inteligência artificial, realidade virtual, visão computacional e RPA. Treze squads que somam mais de 100 colaboradores da MRV estão trabalhando no desenvolvimento do projeto, que envolve todas as áreas da empresa.
“Queremos que o processo seja totalmente self-service, desde o atendimento via chat até a concretização da venda com assinatura digital”, resume Reinaldo Sima, diretor de TI da MRV.
A experiência vai começar pela loja virtual da construtora, onde o consumidor será atendido por um chatbot dotado de processamento de linguagem natural. Na conversa, usando inteligência artificial, a plataforma indicará os apartamentos que mais combinam com o perfil desejado pelo consumidor e também com a sua capacidade de pagamento. A qualquer momento, se for necessário, será possível conversar com um corretor humano.
A visita ao apartamento poderá ser feita virtualmente, usando óculos de realidade virtual. Será possível escolher até o tipo de mobiliário e um cachorro na simulação.
Depois, todo o envio da documentação poderá ser feito remotamente, pela mesma plataforma. Os documentos enviados serão analisados por um software de visão computacional para reconhecê-los e extrair automaticamente os dados. Tudo é armazenado em uma pasta associada ao consumidor. Se for necessário financiamento da Caixa, a plataforma abre o processo de maneira automatizada, com um RPA, enviando os documentos para o banco. O contrato final de compra também poderá ser assinado digitalmente.
“Hoje ninguém compra um apartamento em um processo 100% virtual, mas daqui a pouco talvez um pequeno percentual faça isso. Acreditamos, porém, que o mais comum será um processo híbrido, com parte das etapas feitas de maneira self-service dentro da plataforma”, comenta Sima.
Evolução
Na prática, a plataforma digital que está em construção combinará várias iniciativas tecnológicas já implementadas pela MRV. A construtora, por exemplo, utiliza chatbots há bastante tempo, inclusive para vendas. Atualmente, das 50 mil unidades vendidas por ano pela companhia, 60% vêm do chat online. São cerca de 4,5 mil contatos por dia na loja virtual: o primeiro atendimento é feito pelo bot, que depois encaminha para um corretor humano. “Nosso bot não substitui totalmente o ser humano. É usado para fazer as tarefas repetitivas”, explica.
Da mesma forma, a realidade virtual já vem sendo empregada em “centros de experiência” instalados no Rio de Janeiro e em Ribeirão Preto. Neles, os interessados usam óculos VR para visitar virtualmente os apartamentos.
“A plataforma vai consolidar todos esses produtos”, resume o diretor de TI.