Em 2019, antes mesmo da pandemia, a Brasilprev criou um laboratório digital responsável por desenvolver canais digitais e suportar a transformação digital. A área tinha como propósito transformar o mindset da empresa, desenvolvendo e aprimorando os canais digitais. Segundo Bruno Palhão, Chief Digital Officer da Brasilprev, houve investimento em mobile, site, canais de autoatendimento, como URA, e desenvolvimento de um canal no WhatsApp, principal aposta da empresa para a comunicação com seus clientes. O executivo participou do Mobi-ID, evento online promovido por Mobile Time nesta quinta-feira, 19.
Atualmente, o canal da previdência privada no WhatsApp consegue realizar mais de 50 ações diferentes, como realocação de fundos e consulta a saldos e extratos. Nos últimos seis meses foram trocadas 2 milhões de mensagens e o canal no app de mensageria possui 4 mil usuários únicos por mês. O seu índice de satisfação é de 95%. “O WhatsApp é o principal instrumento de inclusão digital para quem não tem o hábito de transações digitais”, explicou Palhão.
Com relação à segurança, o executivo da Brasilprev explicou que para aqueles que procuram apenas informações gerais sobre o mercado, por exemplo, não é necessário fazer o login. No entanto, caso queira realizar transações, é preciso fazer o login. Se o cliente for correntista do Banco do Brasil, ele faz a autenticação usando as mesmas credenciais no mobile do BB. Para isso, há uma API para que o cliente não precise gerar uma nova senha. Quem não é cliente do banco precisa de um duplo fator de autenticação, que é mandado por SMS.