A Trocafy deve dobrar o seu faturamento em 2024, em comparação com o ano anterior, e prevê duplicar novamente em 2025. O e-commerce de venda de smartphones usados da Allied completa dois anos e meio de existência e agora quer expandir e consolidar sua marca.

“O ano de 2024 foi de estruturação. Multiplicamos por 20 os pontos de captação (de dispositivos); viabilizamos a rentabilidade da operação; entramos na Samsung, Fast Shop e principais operadoras do País; multiplicamos por cinco o nosso laboratório (que faz o recondicionamento dos aparelhos) e a nossa capacidade produtiva; desenvolvemos uma rede de recertificadoras parceiras que ajudam a gente a garantir a produção; e abrimos novos canais de escoamento, com varejo físico e marketplaces”, contabiliza Felipe Piva, diretor de operações da Allied e responsável pela Trocafy.

A ideia é que, em 2025, a Trocafy duplique o seu faturamento e, com isso, consolide o seu nome no mercado e seja o maior operador de produtos recondicionados no mercado brasileiro.

Para o ano que vem, a ideia é também ampliar as fontes de captação (de smartphones) para mais de 3 mil pontos.

Trocafy: mercado de venda de usados está no início

Trocafy; Allied

Gráficos apresentados no Allied Day sobre os mercados brasileiro e norte-americano de venda de celulares recondicionados. Imagem: reprodução de vídeo

O mercado nacional de venda de usados ainda é muito informal. Segundo o executivo, é imaturo e funciona, majoritariamente, no C2C, ou seja, entre pessoas. Piva apresentou dados que mostram o mercado nacional três vezes menor do que o norte-americano. A penetração de usados no mercado americano é de 27% e, no Brasil, somente 8%.

De acordo com estimativas da Allied, se o mercado nacional atingir uma penetração de pelo menos 20%, ou seja, ainda abaixo dos mercados mais maduros, ele terá um potencial de movimentar R$ 10 bilhões.

O executivo também comentou sobre o tempo de vida de um smartphone usado recondicionado. “Em média, o brasileiro fica de 2 a 3 anos com um aparelho de celular. Ou seja, aqui na Trocafy nós, pelo menos, duplicamos a vida do aparelho transacionado. Estamos garantindo um fluxo mínimo de seis anos de existência para um mesmo aparelho”, afirmou.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!