O YouTube (Android, iOS) não é visto como um rival direto das plataformas de streaming, disse Marcus Imaizumi, head of business development na Siprocal para a América Latina. Durante o Streaming Academy, evento organizado pela Associação Brasileira de Over-the-Top (Abotts) nesta terça-feira, 19,o executivo afirmou que a plataforma do Google pode complementar a estratégia de crescimento de usuários dos OTTs.

Deu como exemplo, um projeto da Siprocal com o time São Paulo Futebol Clube que usa a base de 5 milhões de usuários do YouTube para atrair novos assinantes para o seu streaming, a partir de seus conteúdos. Imaizumi afirmou ainda que não vê competição entre streamings e YouTube, pois a ferramenta do Google tem um viés muito mais próximo de uma plataforma social.

Por sua vez, Fabio Saad, head of growth na BETC Havas, afirmou que o YouTube é uma plataforma de vídeos comuns e que tem os influenciadores como seus principais criadores de conteúdo e força motriz. Com isso, o profissional lembrou que o movimento mais recente do Google foi apresentar o YouTube como uma TV conectada e, portanto, a sua disputa é muito mais para captar parte da fatia de publicidade que hoje está na TV analógica.

Leonardo Martins, diretor de marketing da Zamp (leia-se Burger King e Popeye’s), acredita que o YouTube está ganhando a disputa com a TV linear. E ao adicionar para essa equação a queda de assinantes na TV por assinatura, a dinâmica de publicidade no digital (YouTube e Streaming) traz oportunidades para anunciantes.

 

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