O mercado brasileiro deve fechar o ano de 2012 com 59 milhões de telefones celulares vendidos, o que representa uma queda de 11% em comparação com 2011. Desse total, 43 milhões serão feature phones e 16 milhões, smartphones. As projeções são do IDC e levam em conta os resultados levantados pela empresa entre janeiro e setembro.
De acordo com o IDC, no terceiro trimestre foram comercializados 15,3 milhões de terminais, o que significa uma redução de 15,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas vendas de 18,04 milhões de unidades. Separando o mercado em dois segmentos, nota-se que há tendências opostas: enquanto as vendas de feature phones caem, as de smartphones aumentam. Neste terceiro trimestre houve um crescimento de 65% na quantidade de smartphones vendidos no Brasil: 4,2 milhões. As vendas de feature phones, por sua vez, caíram 28,5%, totalizando 11,1 milhões.
Uma das razões para o crescimento de smartphones é a queda do preço do produto. Em 2010, os smartphones que custavam abaixo de R$ 700 representavam 27% das vendas desse segmento no Brasil. Agora, respondem por 64%, segundo o IDC.
Sistema operacional
O Android dominou o mercado brasileiro de smartphones no terceiro trimestre, respondendo por 80% das vendas. Para se ter uma ideia, essa participação foi maior do que a registrada pelo sistema operacional do Google na América Latina (69%) e no mundo (75%) no mesmo período. Um ano atrás, o Android respondia por aproximadamente 60% das vendas de smartphones no Brasil.