A Samsung foi a marca mais vendida de aparelhos celulares no mundo em 2012, segundo pesquisa da IHS iSuppli. Em 14 anos, é a primeira vez que a Nokia não aparece no topo desse ranking. A Samsung atualmente representa 29% das vendas de aparelhos celulares, enquanto a Nokia responde por 24%. Atrás dessas marcas estão Apple, com 10%, ZTE, com 6% e LG, com 4%. Em 2011, a Nokia liderava o mercado de aparelhos celulares, com 30% e a Samsung aparecia em segundo lugar, com 24%. Apple, ZTE e LG respondiam por 7%, 6% e 6%, respectivamente.
Na categoria de smartphones, a Samsung também é a marca mais vendida, com 28% do mercado. A Apple aparece em segundo lugar, com 20%. Nokia, HTC e LG, empatam com 5% de particiapação, cada uma. Em relação ao ano passado, a Samsung teve um crescimento significativo: subiu oito pontos percentuais na participação no mercado de smartphones, enquanto a Apple aumentou apenas 1 ponto percentual o seu market share. Nokia, HTC e RIM sofreram perda na participação em comparação a 2011: houve queda de 9, 4 e 6 pontos percentuais, respectivamente.