Apps nacionais de bancos, m-commerce e pagamentos foram os que mais ganharam espaço na home screen do smartphone nacional na nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Os principais destaques foram os apps Caixa, iFood, 99 e Nubank.
A Caixa agora está presente na home screen de 12% dos smartphones nacionais. Em seis meses passou da sétima para a quinta posição do ranking, a melhor em sua história, superando pela primeira vez Facebook Messenger e YouTube (a diferença a seu favor está dentro da margem de erro da pesquisa, cabe ressaltar).
Os dois apps de serviços online to offline que mais cresceram foram iFood e 99, ambos presentes na tela inicial de 8% dos smartphones brasileiros. Eles agora ocupam a 10ª e a 11ª posições no ranking, respectivamente. Seis meses atrás o iFood era o 16º e o 99, 13º.
Outro app a subir significativamente de posição na lista em apenas seis meses foi o Nubank, que saltou da 18ª para a 12ª posição, aumentando sua presença na tela inicial de 5% para 8% dos smartphones nacionais. Pela primeira vez o Nubank superou nesse ranking dois gigantes do mercado bancário brasileiro: Bradesco e Itaú.
Entre os apps estrangeiros, o único a ganhar participação foi o Instagram, que subiu de 37% para 39%. Por sua vez, o WhatsApp manteve sua trajetória de pequenas quedas a cada seis meses desde que a pesquisa foi iniciada, cinco anos atrás. Isso não significa que o WhatsApp esteja sendo menos usado, pelo contrário, outra pesquisa realizada por Mobile Time/Opinion Box, sobre mensageria móvel, atesta que o WhatsApp segue sendo disparado o mensageiro mais popular do País. Por outro lado, o Facebook Messenger, este sim, apresenta sinais de queda de popularidade nas duas pesquisas. Em termos de presença na home screen, caiu de 15% para 12%, perdendo a quinta posição no ranking para a Caixa.
No gráfico do radar de popularidade de apps, são apresentados todos os apps presentes na tela inicial de pelo menos 2% dos smartphones brasileiros. Nesta edição, entraram para o radar pela primeira vez Mercado Pago e PicPay, dois apps nacionais de pagamentos. Três outras novidades desta vez são Globo Play, LinkedIn e Uber Eats. Por outro lado, AliExpress deixou o radar.
A pesquisa entrevistou 2.002 brasileiros de 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone entre os dias 13 e 24 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado aqui.