Em vez de ler uma por uma as notícias do dia, que tal um app que transformasse automaticamente as manchetes mais recentes em um vídeo para ser visto no tablet? Essa é a proposta de uma solução desenvolvida pela Das Dad, uma start-up brasileira fundada pelo publicitário Rodrigo Scotti. "A apresentação de conteúdo na web costuma ser pobre. Aproveitando o poder de processamento do iPad, criamos uma solução que colhe informações de diversas fontes e as interpreta com uma interface mais orgânica, mais humana", descreve o executivo.
O primeiro case já está no ar. Trata-se do aplicativo "24 Horas Veja.com", da Editora Abril, disponível para download para iPad na App Store por US$ 2,99. O programa gera um vídeo instantâneo em que um narrador informa as principais notícias do dia a partir do site da Veja, dá a previsão do tempo para a cidade onde o usuário está, e passa os índices da economia em tempo real. Para a narração, o app utiliza a plataforma de text to speech (TTS) da Acapela. É como se fosse um resumo das principais informações que a pessoa precisa saber para começar o dia, um vídeo para ser visto na mesa do café da manhã. O app também oferece um painel onde pequenas janelas em formato quadrangular exibem essas mesmas informações, em uma diagramação que lembra agregadores de conteúdo como Flipboard. Há exploração de espaço publicitário, tanto no painel quanto antes e depois dos resumos em vídeo.
Scotti destaca que a solução não se aplica apenas a provedores de conteúdo, mas pode servir para apps corporativos, tais como soluções de business intelligence (BI). Ou seja, um alto executivo poderia assistir em seu tablet um vídeo de curta duração exibindo os principais e mais recentes indicadores de desempenho de sua empresa.