| Publicada originalmente no Teletime | Na próxima reunião do Gaispi (grupo que coordena as ações de liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G, entre outras atribuições), no dia 24, a Anatel deve autorizar a liberação imediata de uso de espectro de 5G em 78 cidades, de diversos tamanhos, que fazem parte dos clusters das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes (liberadas no final do ano passado). Estas cidades fazem parte de um conjunto de 480 municípios que, apesar de estarem com prazos de liberação de espectro previstos para daqui a alguns anos apenas, serão antecipadas por serem adjacentes a áreas em que o 5G já pode ser ativado na faixa de 3,5 GHz.

A maior parte das cidades que terão espectro liberado agora são da região metropolitana de São Paulo (29 cidades), mas há cidades das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Belém entre outras. Ao todo, são municípios e 10 estados e em quase todas as regiões do País (exceto Centro-Oeste). Algumas das cidades, com menos de 30 mil habitantes, só precisariam estar liberadas a partir de 2026, mas estão sendo antecipadas agora.

Isso quer dizer que o 5G estará ativado nestas cidades? Não. O início das operações dependerá de uma decisão estratégica e comercial das operadoras, explica o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi. Segundo ele, os prazos de obrigação de cobertura das operadoras continuam os mesmos. “Estamos apenas antecipando a liberação de espectro porque percebemos que isso era possível, em se tratando de cidades que estão próximas a regiões já liberadas e onde não há nenhum risco de interferência. Mas o início da operação do serviço em 5G dependerá da estratégia de cada empresa, respeitados os prazos máximos previstos no edital”.

Moisés Moreira está otimista com o ritmo de liberação das cidades para o uso do espectro de 3,5 GHz e, portanto, início das operações. “Percebemos que os primeiros problemas logísticos e operacionais enfrentados pela EAF (Entidade Administradora da Faixa) foram superados e está sendo possível antecipar o cronograma muito rapidamente e em muitas cidades”, disse o conselheiro da Anatel, em referência à EAF, empresa que tem o papel de operacionalizar a liberação do espectro e que utiliza o nome comercial Siga Antenado. No ritmo atual, e não havendo nenhuma surpresa, ele acredita que até o final de 2024 todas as cidades poderão estar com a faixa de 3,5 GHz liberada para uso.

No começo do mês, Moreira já havia antecipado a este noticiário o plano do Gaispi de antecipar a liberação das cidades com mais de 200 mil habitantes.

Confira a lista de cidades que devem ter a liberação de uso da faixa de 3,5 GHz antecipada para este mês:

CidadeUF
AlumínioSP
Araçoiaba da SerraSP
AraquariSC
ArujáSP
Balneário Barra do SulSC
BarueriSP
BenevidesPA
BetimMG
Cabo de Santo AgostinhoPE
CaieirasSP
CajamarSP
CamaragibePE
CarapicuíbaSP
CariacicaES
ChácaraMG
Coronel PachecoMG
CotiaSP
CravinhosSP
Embu das ArtesSP
Embu-GuaçuSP
FarroupilhaRS
Ferraz de VasconcelosSP
Flores da CunhaRS
Francisco MoratoSP
Franco da RochaSP
FundãoES
GaruvaSC
GuaramirimSC
GuarapariES
GuararemaSP
HortolândiaSP
IbiporãPR
IbiritéMG
IgarapéMG
IndaiatubaSP
Itapecerica da SerraSP
ItapeviSP
ItaquaquecetubaSP
ItuSP
ItupevaSP
JacareíSP
JaguariúnaSP
JambeiroSP
JandiraSP
JaperiRJ
MairinqueSP
MairiporãSP
Mário CamposMG
MaritubaPA
Matias BarbosaMG
MauáSP
Mogi das CruzesSP
Monte MorSP
Pirapora do Bom JesusSP
PoáSP
QueimadosRJ
Ribeirão das NevesMG
Ribeirão PiresSP
Rio Grande da SerraSP
Santa Bárbara do ParáPA
Santa IsabelSP
Santa Izabel do ParáPA
Santana de ParnaíbaSP
São Gonçalo dos CamposBA
São Joaquim de BicasMG
São Lourenço da SerraSP
São MarcosRS
SarzedoMG
SchroederSC
SerranaSP
SumaréSP
SuzanoSP
Taboão da SerraSP
TamaranaPR
ValinhosSP
Vargem Grande PaulistaSP
VianaES
VotorantimSP

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!