O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou o lançamento do Alia, um grande modelo de linguagem (Large Language Model ou LLM) em espanhol. O modelo, conhecido como o ChatGPT espanhol, contará também com suporte a outras línguas oficiais do país, como o galego, catalão, valenciano e basco. A notícia foi dada nesta segunda-feira, 20, durante o evento HispanIA: como a inteligência artificial melhorará nosso futuro.

O Alia já havia sido anunciado no ano passado, mas só agora está à disposição do público. O projeto foi financiado com recursos públicos, e promete ser a primeira infraestrutura pública europeia, aberta e multilíngue de inteligência artificial. O ALIA possui código aberto, de forma que outras empresas possam criar seus próprios modelos de IA.

Durante o evento, Sánchez informou que já existem projetos no país que estão utilizando o ALIA, como um chatbot interno para agilizar o trabalho da Agência Tributária e melhorar o atendimento ao cidadão, e uma aplicação na medicina de atenção primária, que, utilizará a IA para agilizar a análise de dados, de forma a permitir um diagnóstico mais precoce e preciso de problemas cardíacos.

Além disso, durante o evento, o governo anunciou um investimento de 150 milhões de euros para fomentar a integração e o uso de IA em empresas espanholas, em linha com o compromisso da Estratégia de Inteligência Artificial, anunciado no ano passado. Deste montante, pelos menos 20 milhões de euros serão destinados a 500 casos de uso em pequenas e médias empresas, cujos resultados e experiências estarão acessíveis para todo o ecossistema de PMEs.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!