A Meta anunciou no último domingo, 19, o desenvolvimento do Edits, seu novo aplicativo de edição de vídeos, projetado para concorrer diretamente com aplicativos como o CapCut. O anúncio foi feito na esteira do banimento dos aplicativos da empresa de tecnologia chinesa ByteDance, donas de apps como o TikTok, o jogo Marvel Snap e o app de edição de vídeo CapCut.
A novidade foi apresentada pelo diretor do Instagram Adam Mosseri em sua conta oficial no Threads. O novo aplicativo promete oferecer ferramentas avançadas e acessíveis para os usuários, ampliando as funcionalidades para além de um simples editor de vídeo.
O Edits vai contar, por exemplo, com uma aba para a inspiração de conteúdo, e uma com esboços de outras criações do usuário. O novo app ainda reúne ferramentas como ajustes de câmera para resolução e taxa de quadros, animação por IA, tela verde e sobreposição de vídeos, além de exportação sem marca d’água.
O Edits promete trazer funcionalidades voltadas para a análise de desempenho, como um painel de insights em tempo real que detalha o engajamento com seguidores e não seguidores, e dados sobre recomendações.
A previsão de lançamento oficial é para fevereiro de 2025, com disponibilidade inicial para iOS e uma versão para Android planejada para vir em seguida, mas sem nenhuma previsão de data. Os usuários já podem fazer um pré-registro na App Store através deste link aqui.