Uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago revela que 78% dos foliões pretendem levar o celular para os blocos de rua durante o Carnaval de 2025. O estudo foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2025 com mais de 3,1 mil pessoas em todo o Brasil, e apontou que o Pix e o cartão de crédito são os meios de pagamento preferidos pelos entrevistados.
O estudo mostrou também que 72% dos entrevistados planejam utilizar o celular para realizar pagamentos durante a festa. Entre os motivos citados, 41% destacam a praticidade e rapidez da transação, enquanto 27% preferem esse meio por questões de segurança, evitando o uso de dinheiro em espécie.
Em comparação ao ano passado, o percentual de foliões que levarão o celular para os blocos teve um aumento de 60% para 78%.
Dentre as formas de pagamento escolhidas, o Pix lidera as preferências com 41%, seguido pelo cartão de crédito (38%), o saldo em conta ou cartão de débito (17%), as linhas de crédito (4%) e dinheiro em espécie (3%).
Entre os pagamentos por aproximação, o cartão de crédito é a modalidade mais utilizada com 28%, seguido pelo cartão de débito (12%) e o Pix por aproximação (3%).
Segurança
Já no quesito segurança, o estudo mostra que 95% dos entrevistados vão tomar medidas preventivas de segurança para realizar os pagamentos via celular no Carnaval. Entre as principais ações estão a conferência dos dados antes de confirmar a transação (54%) e a ativação de proteções extras no aparelho (50%).
Em caso de perda ou roubo, 76% afirmam que entrarão em contato imediato com a instituição financeira para bloquear conta e cartão. Outras medidas incluem a troca de senhas (15%) e o apagamento remoto dos dados do dispositivo (8%).
O próprio serviço do Mercado Pago oferece funcionalidades para a segurança, como autenticação em dois fatores, biometria facial e digital, e a opção “Pessoa de Confiança”, que permite a outro usuário reportar casos de perda ou roubo do celular.