A Paymoob (Android, iOS), uma empresa de transporte individual e agência publicitária, apresenta um modelo de negócios diferente de Uber, 99, Cabify e Lyft: eles cobram uma mensalidade de R$ 100 do motorista associado. O novo formato chega como alternativa ao business model atual que tira um percentual de cada corrida do condutor.
Outra forma de trazer renda ao motorista é a publicidade, uma vez que os carros podem fazer propagandas e ganhar com isso, como adesivar o vidro do automóvel, algo que isentaria o associado a pagar sua mensalidade.
Para o lado do usuario, o app permite a negociação do valor ao final da corrida ou o valor do transporte de um equipamento. Os pagamentos podem ser feitos em debito, credito e Moobcoin, uma moeda digital que funciona como pré-pago, 150 moobcoins equivalem a R$ 100.
A ideia da Paymoob é incrementar o faturamento dos condutores, em especial fora do eixo Rio-São Paulo. Atualmente, o app possui 2,5 mil motoristas cadastrados e funciona em Atibaia, Recife, Natal, João Pessoa e Fortaleza. A expectativa até o final é ter 100 mil carros cadastrados na plataforma.
A companhia aceita carros para passageiros, além de motos, vans e pick-ups para transporte de equipamentos. Para se cadastrar o condutor deve ir a uma das franquias nas cinco cidades em que a plataforma atua. Além de cadastrar motoristas e carros, essas unidades também aplicam os anúncios nos veículos.