O SoftBank Group anunciou nesta quinta-feira, 20, um acordo para realizar a compra da Ampere Computing, uma empresa desenvolvedora de semicondutores que tem como uma de suas principais ofertas uma plataforma de inteligência artificial sustentável baseada em computação ARM. De acordo com o investidor, a operação está avaliada em 973 bilhões de ienes (US$ 6,5 bilhões na corretagem cambial).
Em comunicado, a holding acredita que a Ampere terá um “papel-chave” no futuro de desenvolvimento de mercado. Com mais de 1 mil engenheiros em seu time, a Ampere desenha chips para computação de alto desempenho e com eficiência de energia para fluxos de trabalho de IA e em nuvem.
Na estratégia da aquisição, a empresa de semicondutores seguirá atuando com sua marca, mas será uma subsidiária indireta do conglomerado. O pagamento será feito por meio de empréstimos junto ao Mizuho Bank.
A expectativa do SoftBank é que a transação seja concluída até o final do segundo semestre, após aprovação dos reguladores nos Estados Unidos.
Imagem principal: ilustração produzida por Mobile Time com IA