A mobilidade está revolucionando os sistemas de segurança no trabalho Brasil afora. A última novidade nesse sentido é a adoção de tablets para o controle de segurança nas obras e operações da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, um dos maiores empreendimentos energéticos do país.
Para reduzir o risco de acidentes de trabalho e aumentar a interação entre a base e o canteiro de obras, a Santo Antônio Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, vem adotando, desde fevereiro de 2010, a tecnologia dos tablets iPad, que, combinada com a caneta digital O’Pen, possibilita à gerência de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA) da empresa acompanhar, em tempo real, os registros gerados em campo durante a execução das obras.
Com o sistema, o trabalho de campo, que antes era realizado por um técnico que utilizava caneta esferográfica comum e formulários de check-list para depois ser digitados, tabulados e só então transformados em dados, agora foi informatizado, o que possibilita a otimização de tempo e da qualidade do serviço.
Cada técnico trabalha com uma caneta inteligente que possui tinta, mas que escreve em um papel especial. Ao término da inspeção, os dados são gravados nas canetas, descarregados para smartphones através de bluetooth (há também a opção de fazer o download via USB) e o servidor decodifica os dados manuscritos, tabula e transforma em gráficos com indicadores que ficam disponíveis no servidor. Essas informações são recebidas em tempo real, via iPad, pelos gerentes de segurança da empresa, que dessa forma podem acompanhar remotamente as registradas no canteiro de obras. No total, dez técnicos de segurança da empresa já estão fazendo uso do novo sistema.
Originalmente, o sistema foi desenvolvido para elaborar relatórios e, diante do interesse da Santo Antônio Energia, a empresa adaptou o software para a demanda proposta. Para isso, foram desenvolvidos aproximadamente 40 formulários usados nas inspeções para coleta de dados e testes entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, quando o sistema foi implementado definitivamente. A Santo Antônio contratou a empresa de tecnologia Maken, que ajudou a concessionária a construir a solução.
Desde a adoção do sistema, a produtividade da equipe cresceu em 30%, aumentando também a confiabilidade dos dados e a rapidez de identificação de problemas e do acompanhamento das ações de melhoria, segundo afirmou o gerente da SSTMA da Santo Antônio Energia, Marcelo Pires Ferreira Prado.
“Isso nos permite ter respostas imediatas para ações prioritárias. Muitas vezes, um problema que é pequeno na origem pode provocar um acidente no futuro. Com o novo sistema, temos a possibilidade de agir preventivamente”, disse Prado.