O Google Analytics (Android, iOS), aplicativo de acompanhamento de audiência de páginas na Internet, ganhou uma nova versão. Ele permite acompanhar em tempo real a performance de um site através de uma série de métricas, como visitantes únicos, visitas, tempo médio por visita, page views etc.
Nessa nova versão o visual do app foi totalmente reformulado, desde o ícone até a apresentação dos dados. Além de ter ficado muito mais bonito, o Google Analytics tornou mais fácil a comparação entre períodos. O webmaster agora enxerga logo na primeira tela um resumo diário, semanal ou mensal da audiência do site em comparação com um período pré-determinado. Por exemplo, se quiser fazer um acompanhamento diário, o app pode comparar com o dia anterior ou com o mesmo dia da semana passada. Se for um monitoramento mensal, pode ser feita a comparação com o mês anterior ou com o mesmo mês do ano passado. Tudo é definido à priori, ao gosto do freguês, e pode ser trocado a qualquer momento rapidamente – foi incluída uma barra no alto para facilitar essa mudança de escala temporal. Um gráfico em linhas oferece uma compreensão rápida da comparação solicitada.
O único ponto que senti falta é de poder configurar alertas de acordo com certas métricas. Por exemplo, gostaria de ser avisado durante o dia quando o site do Mobile Time atingisse um determinado patamar de audiência. Seria interessante saber quando o site alcançasse seu recorde de audiência no mês, ou no ano ou em sua história. Essa ferramenta não existe ainda, o que exige que se entre várias vezes por dia dentro do app para ver como está indo a performance do site.