O Instagram atualizou os seus termos de serviço para que fiquem padronizados com a nova política de tratamento de dados adotada pelo seu controlador, o Facebook. Os usuários brasileiros começaram a receber uma mensagem com a descrição dos novos termos seguida do botão de aceite.
“O Instagram faz parte do Facebook desde 2012 e estamos fazendo algumas mudanças corporativas. De agora em diante, nossos termos refletirão que o Facebook Inc. é responsável pelo Instagram. O aplicativo do Instagram e a forma como processamos os dados não mudaram. Nossos termos agora estão mais claros em relação ao serviço que fornecemos e também o que esperamos de cada membro da nossa comunidade para manter o Instagram um lugar seguro para todos”, diz o comunicado.
O Instagram confirma que há compartilhamento de dados entre os produtos do grupo Facebook, mas ressalta que seus usuários continuam tendo a propriedade sobre as fotos e os vídeos que publicam e que os dados pessoais não são vendidos para anunciantes: as informações são compartilhadas sem identificação dos consumidores. Além disso, reforça a utilização interna dos dados para a melhoria dos próprios serviços, o combate ao bullying virtual e a outras práticas abusivas.