A atualização da App Store a partir do iOS 11 no ano passado colaborou para o crescimento de aplicativos que tiveram mais exposição na loja de apps nos Estados Unidos. Informações da Sensor Tower publicada nesta sexta-feira, 20, mostram que, os games que entram na renovada sessão “jogos do dia” tiveram um aumento absoluto de 802% em downloads, ante os apps baixados uma semana antes da atualização Em média, os games baixados no segmento diário saltaram de 500 downloads para 4,3 mil downloads.
Por sua vez, os apps expostos na sessão “aplicativo do dia” tiveram o incremento médio de downloads de 685% entre a App Store antiga e a nova. O salto de downloads na categoria foi de 2,1 mil para 16,8 mil. Os números mostram que a Apple estaria atingindo seus objetivos de crescer no segmento de serviços, algo amplamente reproduzido por seu CEO, Tim Cook, durante as apresentações de seus relatórios financeiros trimestrais.
Um dos principais intuitos da Apple para a atualização começa a ganhar reforço. Os pequenos desenvolvedores vem ganhando exposição na loja de apps remodelada. De fato, 29% dos apps que aparecem nas novas sessões tinham menos de 29 mil downloads; entre 10 mil e 100 mil downloads tiveram 33% mais exposição; entre 100 mil e 1 milhão, 28% de espaço; e mais de 1 milhão de downloads 10% de visualização.
Os principais desenvolvedores com mais espaço na App Store são da área de games. Sozinhos, eles são responsáveis por 67% dos downloads na loja norte-americana da Apple. Nota-se ainda que 13 dos 15 principais publicadores de apps, conseguiram mais 1 milhão de downloads seis meses após o lançamento da nova App Store. Destaque para marcas como Eletronic Arts, Warner Bros, Square Enix, Gameloft, King, Disney, Rovio, Zynga e Ubisoft.