Lançado há um ano e meio, o aplicativo do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR-Rio), COR.RIO (Android, iOS), ultrapassa a marca dos 200 mil usuários. Nos primeiros três meses de 2021 a plataforma ganhou mais de 30 mil pessoas usando o app.
A ferramenta é utilizada para informar a população sobre as condições do tempo, trânsito e demais eventos que possam impactar a mobilidade urbana. Ela também permite ao cidadão reportar ocorrências como acidentes, queda de árvore etc.
Durante sua fala no evento regional do Rio de Janeiro Connected Smart Cities & Mobility, que aconteceu nesta terça, 20, Alexandre Cardeman, assessor especial do chefe executivo do Centro de Operações Rio, explicou que o app manda informações diretamente para o usuário de acordo com a sua localização, naquele momento.
“Conseguimos informar melhor aquele cidadão, consigo avisar ao motorista que, por causa de um acidente, o trânsito está ruim no túnel onde ele está e, ao mesmo tempo, mando informação sobre qual a melhor rota para as pessoas que estão no entorno, de modo que elas não entrem no túnel para não pegarem engarrafamento. São informações assertivas. Podemos geolocalizar e informar para aquele polígono, em tempo real”, detalha Cardeman.
Foram enviados cerca de 3 mil informes pelo COR.RIO até o dia 14 de abril deste ano – sem contar com a atualização contínua da previsão do tempo. Entre eles, estão 2.541 alertas de chuvas, acidentes e outras ocorrências com impacto viário, 291 avisos de utilidade pública em geral, como interdições de vias e campanhas de vacinação. O app traz também informações sobre o calendário de vacinação para a Covid-19.