Às vezes, alcançar uma determinada meta exige um longo caminho e, muitas vezes, repleto de obstáculos. Para quem não quer perder o foco, uma solução é encontrar uma ferramenta para ajudar na jornada. Paulo Vieira, coaching e líder da Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico), desenvolveu um aplicativo voltado para quem deseja ter alta performance, superar desafios e alcançar objetivos. O IEX (Android, iOS) é voltado para o desenvolvimento humano e foi concebido a partir de uma metodologia coach que cria um plano de ação diário, com textos e vídeos motivacionais para quem deseja crescer em qualquer área: financeira, profissional, emocional. A ferramenta também serve como uma agenda diária de exercícios/atividades para os usuários colocarem em prática seus objetivos. O app foi lançado em janeiro deste ano e já conta com mais de 14 mil usuários ativos e em média 2 mil acessos diários.

Mas por que um app de coaching? Em conversa com Mobile Time, Rafael Galdino, sócio diretor e gerente de Marketing da Febracis, explica que o app gera mais valor do que qualquer outra plataforma – do que um site, por exemplo – e que a atenção das pessoas já está no celular. “O recurso de você acordar e ter uma notificação push, com um conteúdo específico é prático e rápido. Existe uma estratégia de equity, aqui. Quanto mais pessoas, mais valioso é o app. É mais fácil de colocar valor nele do que em um site”, explica.

IEX

Rafael Galdino é sócio diretor e gerente de Marketing da Febracis. Foto: divulgação

Na prática, o app funciona da seguinte maneira: depois de baixá-lo, a pessoa deve preencher um questionário que vai gerar uma reflexão por parte do usuário e uma autoavaliação de sua vida. Com isso, o algoritmo do IEX cria um plano de ação e entende a direção que deve tomar – que tipo de conteúdo deve selecionar para aquela pessoa.

“Ele entrega vídeos, frases motivacionais, entre outros conteúdos, mas existe uma ciência por trás. Trabalhamos com neurociência, psicologia positiva e coaching voltado para metas. Imagina que você começa a fazer academia e tem o plano de ação dos exercícios. Ao fazer, você tem resultados. Com o cérebro é a mesma coisa. As ações diferentes que fazemos geram estímulos para a construção de hábitos e levam a pessoa para o plano de ação, tornando-se uma pessoa melhor naquela área”, resume”, explica.

Modelo de negócio e futuro

O modelo de negócio do IEX é o freemium. Sem publicidade ou cobrança de assinatura, a estratégia consiste em oferecer, futuramente, palestras e eventos para seus usuários, podendo ser presencial ou híbrido. “Estou aquecendo a comunidade, mas a ideia é chegar aos treinamentos e cursos”, explica.

Uma próxima ferramenta do app será proporcionar encontros entre novatos no app e aqueles que já passaram pela jornada do coaching. Tal como um Tinder, o IEX fará o match entre essas duas pontas e, com isso, a ideia é atrair os novatos para os cursos e treinamentos oferecidos pela Febracis.

No momento, não existe inteligência artificial embutida no app. Porém, a ideia é inserir futuramente para que a IA ajude a oferecer conteúdos externos ao aplicativo para gerar mais valor e interesse para o usuário. “No momento em que o app entende a principal dificuldade da pessoa, a ideia é que a IA leve mais conteúdos sobre o assunto. Atualmente, o conteúdo do app é todo feito por jornalistas, designers e conteudistas. A rotina personalizada é feita a partir da rotina da pessoa e de suas dificuldades. O app pode se tornar o próprio coach para aquele cliente de modo que ele construa novas habilidades”, completa Galdino.

 

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